Detran SP IPVA

Você tem dúvidas sobre questões relacionadas a Detran SP IPVA? Caso este seja o seu caso você está no lugar certo. Preparamos este conteúdo justamente para esclarecer essas questões.

Logo a seguir, falaremos sobre:

  • Detran SP: IPVA como consultar
  • Detran SP: IPVA tabela
  • Detran SP: IPVA valor
  • Detran SP: IPVA guia de pagamento
  • Detran SP: IPVA pagar com cartão de crédito
  • Detran SP: IPVA parcelamento de multas
  • Detran SP: IPVA dívida ativa
  • Detran SP: IPVA atrasado
  • Detran SP: IPVA consulta por chassi

Leia até o fim e saiba como resolver os seus problemas no Detran SP da melhor forma possível.


Detran SP IPVA consulta

Donos de veículos registrados em SP têm a possibilidade de consultar o valor do IPVA e, se desejarem, realizar o pagamento em toda a rede bancária.

A consulta do Detran SP IPVA pode ser realizada em terminais de autoatendimento, diretamente nas agências ou pela internet. Para a consulta é necessário apenas ter em mãos o número do Renavam do automóvel.

É possível realizar a consulta também diretamente no portal da Secretaria da Fazenda. O proprietário do veículo terá até a data de vencimento da placa para quitar o imposto com desconto, pagar a primeira parcela ou realizar a quitação de cota única do tributo.


Detran SP IPVA tabela

Consulte a tabela do IPVA SP 2020 e veja todos os prazos para efetuar o pagamento:

ipva-sp-2020-tabela


Detran SP IPVA valor

Em primeiro lugar, para saber qual será o valor do pagamento, você precisará identificar o modelo e ano do seu automóvel na tabela para saber o valor venal.

Por isso, para realizar o cálculo do valor final é necessário aplicar a alíquota sobre o valor venal.

Veja o exemplo prático abaixo:

  • Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)

Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.


Detran SP IPVA guia de pagamento

A conhecida guia de pagamento que era enviada anualmente pelos Correios foi extinta. Desde 2018 o Governo de São Paulo deixou de emitir o documento.

Por isso, para realizar o pagamento do IPVA, é necessário ter em mãos o número do Renavam do automóvel e se dirigir a agências bancárias, caixas eletrônicos – também é possível efetuar o pagamento pelo site do seu banco.

Após informar o Renavam, o sistema bancário irá informar se há débitos; existindo pendências, será preciso realizar a quitação.


Detran SP IPVA pagar com cartão de crédito

Desde 2019 os motoristas com carros registrados em São Paulo têm a possibilidade de pagar o IPVA SP utilizando o cartão de crédito.

O pagamento por essa modalidade, que pode ser parcelado, deve ser feito através das empresas Taki ou Pingpag.

Para pagar, o interessado deve se dirigir a uma das unidades das empresas para efetuar a transação nas maquininhas.

Após o pagamento, o cidadão receberá o comprovante da transação e também o comprovante da quitação de débito do IPVA.


Detran SP IPVA parcelamento de multas

O parcelamento do Detran SP IPVA estará disponível apenas para multas de trânsito emitidas na cidade de São Paulo, emitidas exclusivamente pelo Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

Além disso, multas em dívida ativa, pagamentos inscritos em cobrança administrativa, além das infrações cometidas com veículos de outros Estados não poderão ser parceladas.

Para realizar o parcelamento em até 12 meses é preciso acessar os sites Zapay Pagamentos ou Datalink.


Detran SP IPVA dívida ativa

Como consultar a dívida ativa do IPVA?

Para todos que suspeitam que estão com alguma dívida ativa, é possível realizar uma consulta online. Em SP você pode realizar a consulta acessando o site da Procuradoria Geral do Estado.

Para realizar a consulta da dívida ativa, siga os passos abaixo:

1- Vá em “Consultas” localizado no menu horizontal e clique no botão “Consultar Débitos e Condições de Pagamento”;

2- Logo a seguir, escolha o documento (CPF, Renavam ou CNPJ) que será inserido para que os resultados possam ser exibidos;

3- Após conclusão da etapa anterior é só digitar o número do documento escolhido e marcar a opção “Não sou um Robô”;

4- Para finalizar, clique botão “confirmar” e o site informará a existência de dívida ativa no IPVA em seu nome o em nome da sua empresa.

Como pagar uma dívida ativa do IPVA?

Ainda no mesmo site da Procuradoria Geral de São Paulo é possível quitar a sua dívida ativa. Para isso, basta clicar em no botão “Emissão direta de GARE” localizado geralmente na parte superior da tela.

Em São Paulo os pagamento poderá ser realizado através dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e Banco Mercantil do Brasil.

Além dessas opções é possível realizar o pagamento indo até a Secretaria da Fazenda da cidade onde houve o registro da placa do automóvel. Nesse caso, o pagamento da dívida ativa deverá ser realizada através de boleto.


Detran SP IPVA atrasado

Para quitar o Detran SP IPVA atrasado, antes de tudo, acesse o site do Detran do seu estado e consulte as possíveis pendências do veículo.

Digite a placa do automóvel e o seu Renavam para verificar se realmente há pagamentos em atraso. Logo após isso é possível emitir realizar a emissão do boleto com os valores atuais.

Para finalizar o processo, após a escolha de como realizará o pagamento a quitação pode ocorrer através de agência bancária, loterias ou internet banking.


Detran SP IPVA consulta por chassi

Para realizar a consulta por chassi, basta preencher o formulário eletrônico no site do DETRAN de SP com a placa do veículo e o número do chassi.

O número do chassi você poderá encontrar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Após digitar o código captcha no formulário online, clique em “pesquisar”.

OBS: Lembre-se de que não existe letra “O” no chassi, por tanto, caso você veja um caractere neste formato ele será um “ZERO” e nunca a letra “O”.


Detran SP telefone

Detran SP telefone

Existe um telefone para entrar em contato com o Detran SP, porém, de acordo com informações do site oficial o serviço está em pré-operação na região metropolitana de São Paulo, incluindo Capital, pelo telefone (11) 3322. 3333.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

Em pouco tempo, esta central de atendimento estará disponível não apenas para a região metropolitana, e sim para todos os municípios do Estado de SP.

DetranSaoPaulo

O DetranSaoPaulo é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.